Masculinidade e Feminilidade: A Diferença que Atrai

O Curso resgata de forma maravilhosa e impactante a verdadeira vocação do homem e da mulher no mundo.

Enquanto muitos de nossos avós namoravam e se casavam praticamente com quem morava na mesma rua, bairro ou cidade, em contrapartida a nossa sociedade conectada atual tornou o namoro à distância algo muito comum.

Um namoro à distância pode dar muito certo e até mesmo contribuir positivamente para um relacionamento amoroso. Porém, é preciso estar atento a alguns elementos importantes. Para ajudar aqueles que vivem ou querem viver um amor sem fronteiras, selecionamos algumas dicas práticas:

 

1.Tenha clareza dos motivos.

Primeiramente, é preciso que existam bons motivos para esse namoro à distância. Pois de repente vocês já namoravam vivendo próximos, mas precisaram ficar longe por motivos de trabalho, estudo ou outros. Se enquanto vocês estavam mais próximos fisicamente já foram construindo um relacionamento sólido, essa distância geográfica, ao contrário de atrapalhar vocês, pode agora até fortalecer o namoro e levá-los a crescerem juntos, se souberem superar os desafios.

Mas se vocês se conheceram pela internet ou rapidamente em um evento, seria importante conversarem bastante e avaliarem a viabilidade desse namoro, antes de assumi-lo. Porque não dá para namorar uma pessoa aventureira, que não tem raízes e cada hora quer estar em um lugar do mundo sem motivo.

 

2.Contato de qualidade.

Outro elemento importantíssimo é a necessidade de contato periódico e de qualidade. Sobretudo, hoje em dia com o acesso à tecnologia, vocês podem conversar em tempo real vendo e ouvindo um ao outro. Isso encurta a distância e fazem vocês se sentirem mais próximos. Por isso, mandar mensagens carinhosas durante o dia, enviar fotos de coisas legais que cada um está fazendo, ajuda muito; como também partilhar alegrias e desafios. Os dois podem também combinar de participarem da missa e rezar o terço ou três ave-marias no mesmo horário, ou ainda assistirem uma mesma palestra edificante e depois partilharem. Isso alimenta e faz o amor crescer, e ajuda um participar mais da vida do outro.

Pois uma das coisas mais positivas do namoro à distância é justamente que os namorados só podem conversar e rezar. E o diálogo e a oração são justamente o coração do relacionamento. Portanto, desenvolver bem essa afinidade emocional e espiritual fará toda a diferença em um futuro casamento. Nessa comunicação é muito importante a transparência e a verdade. Portanto, sejam sinceros um com o outro. Sejam também positivos, pois tem gente que possui aquela mania de ficar só reclamando da vida ou fazendo perguntas “desconfiadas”, e isso vai pesando o relacionamento. É claro que vocês devem partilhar os problemas e dificuldades, porém, devem colocar em destaque aquilo que é positivo e alimentar conversas edificantes.

E uma coisa é certa, com o namoro à distância, vocês não estão tão expostos aos apelos da “carne”, facilitando assim a vivência da castidade.

 

3.Controle o ciúme e a insegurança.  

Preciso dar um alerta: a tecnologia mal usada pode ser a inimiga do seu relacionamento. Principalmente se você é uma pessoa muito ciumenta, insegura e possessiva, e fica toda hora querendo saber o que a outra pessoa está fazendo. Tem gente que exige que a outra pessoa responda as suas mensagens imediatamente, sem se importar se a pessoa está ocupada ou não. Aí também não dá, né? É preciso ter bom senso e equilíbrio. Não dá para ficar controlando a outra pessoa, pois isso sufoca o relacionamento. E em contrapartida a outra pessoa não pode ficar dando motivo para ciúmes também, por exemplo, postando coisas na internet ou em grupos no watsap, mas não respondendo a (o) namorada (o); ou fica publicando fotos abraçado com outra (o) moça (o), mesmo que sejam amigos. São cuidados importantes que devemos ter.

Mas uma coisa é certa: se você quer namorar, ainda mais se for à distância, então terá que vencer o ciúme doentio e a insegurança, e aprender a confiar na outra pessoa e desenvolver sua autoconfiança, reconhecendo o seu próprio valor.

O que ajuda evitar problemas de comunicação é combinar os dias e horários para se falarem. Isso evita muitos desencontros e mal-entendidos, além de criar uma saudável expectativa. O ideal seria que a mulher esperasse o rapaz ligar e o rapaz tomasse a iniciativa de entrar em contato com ela, especialmente se já estava combinado. É importante para a segurança afetiva da mulher e a para ajudar na iniciativa da parte do homem.

Mas aprendam a não querer conversar tudo em um único dia, deixem um pouco de assunto para a próxima vez, né?

 

4.Contato presencial sempre que possível.

É importante que aconteçam encontros presenciais sempre que possível. Sobretudo para momentos especiais ou uma surpresa. Seria bem interessante ter até algumas datas planejadas ao longo do ano.

Caso tenham se conhecido e iniciado o namoro pela internet, não dá para ficar adiando o primeiro encontro por muito tempo, e caso a pessoa fica dando desculpa e deixando para depois, existe alguma coisa estranha.

O mais correto seria o rapaz ir encontrar a moça. Pois por razões óbvias uma garota jamais deveria viajar para encontrar um “cara” que ela conheceu na internet, principalmente se for o primeiro encontro.

Não é aconselhável também viajarem sozinhos como namorados, porque isso expõe vocês a riscos de uma intimidade física e sexual antes do casamento.

Normalmente, é o ambiente familiar e das boas amizades o espaço mais privilegiado para o contato presencial de vocês. Quem namora à distância, precisa enxergar algumas reações da outra pessoa e nesse sentido a presença física é insubstituível.

 

5.Previsão para o fim da distância.

Esse ponto é fundamental. Pois todo relacionamento precisa de plano e metas. E a finalidade do namoro é a preparação para o casamento. E vocês precisarão estar ainda mais próximos um do outro, antes do casamento, para melhor se prepararem para o mesmo.

Portanto, é preciso estabelecer um prazo realista para o fim desse namoro à distância, pois a incerteza e a imprevisibilidade geram mais angústia e ansiedade, e muitas vezes conflitos desnecessários.  Sem contar, que é muito esquisito permanecer em um relacionamento que não tem metas de futuro, e quando a outra pessoa não se esforça minimamente para encurtar o quanto antes essa distância.

 

6.Nem longe e nem tão perto.

Por fim, independente da experiência que possamos ter tido de namoro à distância, sabemos que ele possui alguns desafios bem específicos. Mas o fato é, que com a graça de Deus e empenho pessoal dos namorados, ele pode dar muito certo. Embora não seja algo que deva ser estimulado, não existe nada de errado nisso. É preciso ter maturidade para lidar com os desafios de um namoro assim. Temos visto testemunhos muito bonitos de relacionamentos à distância que deram certo.

Porém, deixo também uma dica para quem namora alguém que vive bem pertinho. Às vezes você vê a pessoa todo dia, mas não tem conversa de qualidade com ela. Estão juntos toda a hora, mas não vivem esse tempo de forma santa e saudável. Têm muito contato físico, “beija-beija” e “esfrega-esfrega”, mas não conhecem o coração um do outro.  

Todo o relacionamento saudável precisa de certa distância. Pois para ler tranquilamente um livro não dá para ficar nem muito perto e nem muito longe, mas é necessário manter uma distância adequada que permita enxergar bem. Portanto, quem está namorando muito perto, aprenda a se afastar um pouco, e quem está muito longe aprenda a se aproximar. O importante é o equilíbrio e ajuda mútua para serem mais santos e estarem mais perto de Deus! Pois quanto mais perto de Deus cada um estiver, mais segurança para os dois e mais chances de dar certo o relacionamento, rumo à vocação maravilhosa do matrimônio.

 

Fernando Gomes
Idealizador do Projeto Amor Autêntico
Escritor e conferencista católico.

Conheça o nosso Programa de Formação Afetiva e Sexual para solteiros que querem acertar em seus relacionamentos.

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE!

Neste Ebook gratuito, você irá descobrir de forma simples a dignidade do seu corpo e o seu chamado para manifestar nele e através dele a glória de Deus por meio da pureza.

© 2018 · Projeto Amor Autêntico. Todos os direitos reservados. Termos de Uso | Políticas de Privacidade
Editora Presença, Praça XV de Novembro, 152, Sala A, Centro, São José do Rio Pardo, SP, CEP 13720-000

Desenvolvido por CriaTec