Hoje, dia 22 de outubro, a Igreja celebra no mundo inteiro a memória de São João Paulo II, um santo extraordinário que impactou a Igreja e a humanidade. Sua vida, exemplo e maravilhosa herança espiritual, são uma riqueza insondável.

 

Dois sentimentos fortes invadem meu coração nesse dia. O Primeiro é de gratidão! Porque tive a graça de fazer parte da Geração João Paulo II.

 

Ser um fruto do seu Pontificado! Pois durante ele, nasci (1983) e conheci a Cristo e à Igreja (1997). E sem dúvida, a figura cativante de João Paulo II e sua proximidade com os jovens, fez toda a diferença na minha vida, não somente no processo inicial da caminhada, mas também no comprometimento com a missão evangelizadora da Igreja.

 

O segundo sentimento forte, é o desejo de continuar levando adiante a extraordinário legado espiritual deixado por João Paulo II, atualizando-o aos homens e mulheres do nosso tempo, sobretudo os jovens.

 

Seu legado foi imenso e contempla as mais diversas áreas. Resolvi selecionar e destacar 3 pontos muito importantes:

1. Evangelização da Juventude.

 

Sem dúvida, essa foi uma das principais preocupações pastorais de João Paulo II e a grande marca deixada por ele à Igreja. Sua intuição luminosa de convocar as Jornadas Mundiais da Juventude, trata-se de um sinal claro, para toda a Igreja, que ela deve estar muito próxima dos jovens.

 

Ele entendeu que a Igreja tem muito a dizer aos jovens, mas que os jovens também tem muito a dizer à Igreja. Por isso, João Paulo II não teve medo de se aproximar deles e nem muito menos de desafiar-lhes a viver a radicalidade do evangelho.

 

De fato, ele foi um amigo dos jovens, mas um amigo exigente! E usou para com eles o método pastoral mais eficaz da Igreja: o anúncio explícito e eloquente de Cristo! Sem meias-palavras, sem diluir o Evangelho e nem mesmo adocicá-lo para agradar os ouvintes!

 

Em um momento em que a Igreja Católica vive o Sínodo dos Bispos sobre “Juventude, Fé e Discernimento Vocacional”, a mensagem de João Paulo II se faz muito atual. Pois assim ele afirmou sobre os jovens:

 

“Se Cristo lhes for apresentado com o seu verdadeiro rosto, os jovens reconhecem-no como resposta convincente e conseguem acolher a sua mensagem, mesmo se exigente e marcada pela cruz. Por isso, vibrando com seu entusiasmo, não hesitei em pedir-lhes uma opção radical de fé e vida, apontando-lhes uma missão estupenda: fazendo-se “sentinelas da manhã” nesta aurora do novo milênio”. (Encíclica Novo Millennio Ineunte, n.11)

 

                A radicalidade na vivência e no anúncio do Evangelho – que é diferente de radicalismo – continua atraindo jovens de todos os tempos a Cristo! Porque nos leva à raiz e nos arranca da superfície. O método de João Paulo II é o método de Jesus, que se aproximou e caminhou ao lado dos discípulos de Emaús, ouviu-os atentamente, compreendendo suas angústias, e anunciando-lhes a Palavra de Deus, aquecendo os seus corações (Cf. Lucas 24, 13-35)

 2. Promoção da Família.

Nenhum papa em toda a História da Igreja lutou mais do que João Paulo II para defender e promover a família. Ele percebeu muito rapidamente, as ideologias perversas que se levantavam para destruir o principal reflexo de Deus na terra: a família! Em um momento de grandes confusões culturais denunciou sem medo as organizações internacionais que disseminavam a cultura de morte e anti-familia, e anunciou corajosamente a verdade da família fundada no matrimônio de homem e mulher.

Seu primeiro grande projeto catequético foram as 129 catequeses sobre o Amor Humano, conhecida como Teologia do Corpo, que de forma brilhante, apresenta o corpo, a sexualidade e o matrimonio dentro do seu verdadeiro significado.

Para ele estava muito claro que o futuro da Igreja e da humanidade passa pela família. E que ela é a base e o fundamento da Civilização do Amor, e por isso mesmo, ela deve estar não somente no centro da solicitude pastoral da Igreja, mas de toda a ordem social, política e econômica.

E por tudo o fez em prol da família, com razão, recebeu do Papa Francisco, no dia de sua canonização, o Título de “Papa da Família”.

3. Luta contra o comunismo e a defesa das liberdades políticas.

Todos os Papas condenaram severamente o comunismo, por ser uma ideologia materialista e ateia, destruidora da pessoa humana. Não é novidade que milhões de pessoas foram vítimas deste terrível regime. “O livro negro do comunismo” fala em cem milhões de mortos na Rússia, China, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Polônia, Cuba, Vietnã, Camboja, e outros.

Sabemos que a Polônia ficou anos debaixo do Regime comunista, e antes de ser eleito Papa, Karol Wojtyla viveu debaixo desse regime. Portanto, ele conhecia perfeitamente o comunismo e os seus males, e assim que assumiu o pontificado traçou como objetivo conquistar a liberdade civil e religiosa para as nações dominadas pelo comunismo ateu, sob o qual ele mesmo tanto sofreu. Porém, desejava uma mudança sem violência e nem sangue, levando os regimes totalitários a se abrirem lentamente à verdade e à liberdade. E, graças a Deus, foi o que aconteceu.

O Papa João Paulo II é conhecido mundialmente como o papa que colaborou diretamente para a queda do comunismo no Leste Europeu. E seu grande mérito foi justamente que tudo isso foi realizado de forma pacífica e sem guerra.

Inspirados na vida e exemplo de João Paulo II devemos continuar hoje rejeitando o regime e a mentalidade comunista e toda e qualquer forma de totalitarismo, como também o marxismo cultural que predomina nas universidades, no mundo jornalístico, artístico, literário, e midiático.

Conclusão

Poderíamos discorrer sobre diversos outros aspectos do grande legado deixado por João Paulo II, mas por hora reforçamos esses três. E louvamos a Deus pela vida desse grande santo e pedimos sua intercessão pelos jovens, pelas famílias, pela paz mundial e bem-estar social.

São João Paulo II, rogai por nós!

Fernando Gomes

Comunidade Presença / Coordenador do Projeto Amor Autêntico.

 

Baixe gratuitamente o EBOOK 5 PASSOS PARA COMPREENDER A TEOLOGIA DO CORPO DE SÃO JOÃO PAULO II.


BAIXE AGORA GRATUITAMENTE!

Neste Ebook gratuito, você irá descobrir de forma simples a dignidade do seu corpo e o seu chamado para manifestar nele e através dele a glória de Deus por meio da pureza.

© 2018 · Projeto Amor Autêntico. Todos os direitos reservados. Termos de Uso | Políticas de Privacidade
Editora Presença, Praça XV de Novembro, 152, Sala A, Centro, São José do Rio Pardo, SP, CEP 13720-000

Desenvolvido por CriaTec