Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/amorautentico/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5684
UM TESOURO A SER DESCOBERTO | Portal Amor Autêntico

Masculinidade e Feminilidade: A Diferença que Atrai

O Curso resgata de forma maravilhosa e impactante a verdadeira vocação do homem e da mulher no mundo.

Eu quero agora responder uma pergunta, o que é a Teologia do Corpo?

Foi o nome que o próprio Papa João Paulo II deu ao grande empreendimento catequético do início do seu pontificado. Sabemos que foi um pontificado com mais de 25 anos, onde ele ao longo desses anos, dedicou muitas energias e esforços, sobretudo para defender a família e sua dignidade. Nenhum Papa escreveu e pregou tanto quanto São João Paulo II sobre a família, foi ele que organizou os primeiros encontros mundiais das famílias, e não por menos, quando ele foi canonizado, o próprio Papa Francisco deu a ele o título de “o Papa da família”. Justamente por todos os esforços que ele fez ao longo de sua vida, para promover e defender o matrimônio e a família. Não poderia ser diferente, porque isso está muito ligado à história de São João Paulo II, quando ele ainda era sacerdote, bispo e cardeal em Cracóvia, ele já tinha um trabalho de formação humana, afetiva e sexual, tanto no trabalho pastoral, como no trabalho de professor de ética e de moral na universidade, ele também era um filósofo, um antropólogo, amante da filosofia personalista e também da fenomenologia. Quando chegou ao pontificado, estava escrevendo um livro, chamado “Homem e mulher o criou”, esse livro era sobre a corporeidade, sobre a masculinidade e feminilidade, sobre o significado esponsal do corpo, significado do ato sexual, do matrimônio, do celibato… Ao ser eleito, mudaram-se as coisas, ou seja, ele não quis publicar um livro, na verdade entregou o conteúdo daquilo que estava escrevendo, agora como Papa, no seu ofício de pregador e mestre da fé, entregou bem no início do seu pontificado, às quartas-feiras, chamadas também de audiências gerais (catequeses), durante cinco anos, precisamente de 05 de setembro de 1979 à 28 de novembro de 1984, foi entregando esses ensinamentos em pequenas palestras, pequenos ensinos, falando sobre o homem, sobre a mulher, a corporeidade, nosso chamado ao amor, a dignidade do ato conjugal, e foi explicando tudo isso de maneira muito profunda.

Um tesouro para a Igreja

Quem estuda e conhece a Teologia do Corpo, sabe muito bem que é um dos maiores tesouros que João Paulo II deixou para a Igreja, porque embora ele não tenha trazido nada de novo, mas o método, a forma, a maneira como ele apresentou isso, é algo totalmente maravilhoso e inédito, sabe por quê? Ele pega justamente o grande tesouro do patrimônio da Igreja, dos santos padres, da Sagrada Escritura, trazendo também a contribuição da filosofia, sobretudo filosofia personalista, a fenomenologia, e toda sua experiência pastoral, no acompanhamento das pessoas.

Qual é o grande legado da Teologia do Corpo?

É o ensinamento mais profundo que teremos contato sobre a nossa sexualidade, sobre o nosso chamado ao amor, sobre o homem e a mulher no projeto de Deus.

Isso não é pouca coisa, é algo profundo, principalmente para você que sente esse chamado ao amor, então você vai entendendo na Teologia do Corpo, o  porque você é chamado ao amor, porque você tem desejos sexuais, porque o seu corpo é assim, porque o homem tende para a mulher, e a mulher para o homem, qual é a dignidade do ato conjugal, qual a dignidade do matrimônio, qual a dignidade da família, a grandeza da vocação familiar, tudo isso inclusive para quem abraça o celibato é importante conhecer a Teologia do Corpo, porque entenderá o convite ao celibato.

Por quê conhecer a Teologia do Corpo?

São João Paulo II dizia assim: “a redescoberta do significado de toda a existência, do significado da vida, está compreendido no significado esponsal do corpo”.

Você quer ser feliz? Se realizar como pessoa? Você quer realmente acertar na vida? Não errar como ser humano, ou seja, na sua existência humana? Não se frustrar, existencialmente falando?

Eu tenho certeza que você quer! Só que São João Paulo II está dizendo o seguinte: quem não encontra o significado do corpo, não entende esse significado, não corresponde a esse significado, que é o significado de ser um dom, de fazer a oferta da sua própria vida (significado esponsal da doação), não descobre o significado da vida, nem o significado da própria existência”, ou seja, você vai errar como ser humano, frustrar-se existencialmente.

Por isso é necessário você conhecer, aprofundar e deixar-se plasmar, modelar, encantar, fascinar com a beleza da Teologia do Corpo de São João Paulo II, que nós chamamos também de as catequeses do amor humano ou simplesmente homem e mulher o criou.

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE!

Neste Ebook gratuito, você irá descobrir de forma simples a dignidade do seu corpo e o seu chamado para manifestar nele e através dele a glória de Deus por meio da pureza.

© 2018 · Projeto Amor Autêntico. Todos os direitos reservados. Termos de Uso | Políticas de Privacidade
Editora Presença, Praça XV de Novembro, 152, Sala A, Centro, São José do Rio Pardo, SP, CEP 13720-000


Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/amorautentico/www/wp-content/themes/Divi/criatec_functions.php on line 48
Desenvolvido por CriaTec