Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/amorautentico/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 5684
UMA RESPOSTA GRAVADA EM VOCÊ | Portal Amor Autêntico

Masculinidade e Feminilidade: A Diferença que Atrai

O Curso resgata de forma maravilhosa e impactante a verdadeira vocação do homem e da mulher no mundo.

Por que é necessária uma Teologia do Corpo?

Sei que no primeiro momento pode parecer estranho para muitas pessoas esse termo, teologia do corpo, principalmente se você nunca ouviu falar sobre isso, sabe por que? Nós estranhamos a junção dessas duas palavras, porque para nós, teologia pode remeter de maneira mais natural há algo mais espiritual, algo mais sagrado, há referência a Deus, algo mais religioso, e corpo parece para nós algo muito humano, muito material, para alguns poder-se-ia até dizer profano, algo ligado ao pecado.

Veja bem, por que então falar sobre a teologia do corpo? Muitas vezes temos uma definição um pouco mais rasa, mais simplista. Teologia é o estudo de Deus “tel” (Deus), “logia” (estudo), o estudo das realidades divinas, o estudo do Deus que se revela a nós. E corpo, diz respeito a nossa dimensão corpórea, nossa corporeidade. Todos nós, seres humanos não somos apenas alma, somos também corpo, e a pergunta que fica justamente é: “então quer dizer que devemos estudar Deus através do corpo? Será que Deus se revela para nós através do nosso corpo? Será que o nosso corpo fala de Deus?”

Então pasmem…

O corpo realmente fala de Deus!

O corpo na verdade é o ícone do mistério de Deus, uma janela aberta para o mistério, e São João Paulo II através das suas catequeses sobre o amor humano, a sua famosa Teologia do Corpo, nos mostrou claramente que tudo isso é possível, que é possível fazer um vislumbre do Deus de amor e de bondade através dos traços que Ele deixou gravado em nossos corpos, em nossa masculinidade e feminilidade. Se para você é difícil entender em primeiro momento essa verdade, que Deus se revela para nós através do corpo, basta você ficar atento a seguinte comparação, imagine uma sinfonia, uma obra de arte, uma pintura, uma escultura, muitas vezes nós podemos chegar e saber quem é o autor somente tendo contato com a sua obra, porque de certa maneira o autor deixa assinado, deixa marcado um pouco dele ou muito dele na sua obra, então veja bem, Deus também deixou seus rastros em toda a criação, deixou seus rastros em toda natureza, em tudo que Ele criou, eu poderia dizer assim, de maneira bela e poética, que a marca de Deus está na beleza das flores, no fascínio de uma cascata, na fortaleza de uma montanha, a marca de Deus está na profundidade do oceano, no mistério das galáxias, ou seja, Deus vai se revelando, porque uma flor manifesta para nós a beleza de Deus, uma montanha mostra pra nós a estabilidade, a fortaleza e o poder de Deus, o mar mostra o mistério, a profundidade de Deus, ou seja, Deus como um grande artista, como um grande autor, Ele foi deixando a sua assinatura em toda a criação. Portanto existe uma criatura onde Deus quis imprimir ainda mais a sua beleza, porque ela foi colocada no pináculo da criação, ela foi colocada no topo da criação, e essa criatura é o homem e a mulher, criados à imagem e à semelhança de Deus! São João Paulo II diz que quando Deus criou o ser humano, Ele como que olhou para si mesmo, e nos criou à sua imagem e semelhança, portanto se existem rastros, marcas e assinaturas de Deus na criação, sobretudo no ser humano, o homem e a mulher são os que mais revelam de Deus, em sua comunhão de amor, da beleza, da grandeza, e da bondade de Deus, ou seja, a marca de Deus, a assinatura de Deus, está em nós, o carimbo de Deus, as suas digitais, estão em nós, sobretudo podemos perceber isso gravado em nosso corpo, no masculino e no feminino.

Um caminho a seguir

O Papa João Paulo II nos pega pela mão através da sua teologia do corpo, e vai descortinando para nós, todo o universo maravilhoso da corporeidade humana, e revelando a plenitude da sexualidade humana, do masculino e do feminino, e uma vez que nós vamos descobrindo, junto com ele, a maravilha que são os mistérios que estão presentes no nosso corpo, nós vamos descobrindo então o caminho da felicidade, o caminho da liberdade, o caminho da realização profunda da nossa missão nesse mundo. Muitos filósofos ao longo da história tentaram através de seus trabalhos, teses, e reflexões, dar uma resposta aos principais questionamentos sobre a existência humana, eles perguntaram: Quem eu sou? De onde eu vim? Onde estou? Para onde vou? E São João Paulo II traz sua Teologia do Corpo, respondendo profundamente a todas essas indagações, que existe no mais profundo do ser humano, ele fala sobre o homem original, o para que nós viemos, como Deus pensou e sonhou cada homem e cada mulher, ele fala do homem histórico, com seus dramas, os seus desafios, mas também com a sua alegria, com a sua redenção, ele fala também do nosso destino último, aquilo que nos espera, à finalidade última da nossa vida.

Portanto ele fala também quem nós somos, ou seja, não somente o que devemos fazer, o que pode ou o que não pode, mais fala sobretudo quem nós somos, a nossa dignidade mais profunda de seres humanos. Sem dúvida alguma a Teologia do Corpo, revela para mim, e para você, o caminho da nossa felicidade, porque mostra que eu e você nascemos para amar e ser amados.

A resposta está gravada em nossos corpos…

 Sabe por que? Não têm como manifestar amor a não ser com o nosso corpo! Para nós seres humanos, só é possível manifestar amor através do corpo, e ele foi feito para amar, ou seja, não tem como você amar por telepatia, o amor não é algo abstrato, o amor é algo concreto, traduzido em palavras, em gestos, em atitudes reais e concretas que comunicam, que manifestam tudo isso que está em nossa dimensão espiritual. E é por isso que o corpo revela a pessoa, é por isso que o corpo expressa quem nós somos, porque é através do corpo que eu manifesto o amor concreto a um outro ser humano.

Se por um lado nós manifestamos amor a partir do nosso corpo, através de gestos, de doação concreta, por outro lado a sociedade atual tem uma tendência profunda de “coisificar” os nossos corpos, a trata-los como objetos, um objeto de prazer egoísta, ou seja, tratando as pessoas como meros objetos de prazer, como veículo de prazer um para o outro, de maneira egoísta, de maneira sem compromisso, como se o corpo fosse um parque de diversões, como se o corpo fosse um entretenimento, e não uma dimensão profunda da pessoa, ou seja, você não tem um corpo, você é o seu corpo, nós não temos um corpo como nós temos uma blusa, um celular, não! Você é o seu corpo, tudo o que você faz com o seu corpo, você faz com você mesmo, ninguém pode dizer assim: “a pessoa bateu no meu corpo”, você diz: “a pessoa bateu em mim”. Muitas vezes separamos a dimensão espiritual da corpórea, tratamos muitas vezes o nosso corpo e o corpo do outro, como um amontoado de carne que pode satisfazer os nossos prazeres carnais.

Um convite…

Venha conhecer conosco, um pouco mais sobre a Teologia do Corpo, onde você vai aprender o quanto nosso corpo é bom, santo, sagrado, na verdade é o templo onde Deus habita! Vai perceber que esse templo não pode ser profanado, ele não pode ser ridicularizado, ao contrário ele tem que ser protegido, guardado, honrado através de uma vida de pureza e castidade, e sobretudo, fazendo da sua vida um dom para os outros, eu diria ainda mais, o nosso corpo precisa ser estudado, sabe por quê? Por que nos leva a uma profunda comunhão com Deus!

1 Coríntios 6,19-20

Termino dizendo aquilo que o apóstolo São Paulo escreve: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.”

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE!

Neste Ebook gratuito, você irá descobrir de forma simples a dignidade do seu corpo e o seu chamado para manifestar nele e através dele a glória de Deus por meio da pureza.

© 2018 · Projeto Amor Autêntico. Todos os direitos reservados. Termos de Uso | Políticas de Privacidade
Editora Presença, Praça XV de Novembro, 152, Sala A, Centro, São José do Rio Pardo, SP, CEP 13720-000


Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/amorautentico/www/wp-content/themes/Divi/criatec_functions.php on line 48
Desenvolvido por CriaTec